ONGs focadas em arquitetura e construção para começar o ano fazendo o bem

Se entre as suas metas para 2019 está começar a ajudar alguma ONG, dê uma conferida neste post. Aqui, elencamos 5 ONGs que acreditam no poder transformador da arquitetura para o desenvolvimento social. Acompanhe e feliz Ano Novo!  

1. Arquitetas da Periferia

Esta ONG, criada em 2013 pela arquiteta Carina Guedes, tem a missão de promover a inclusão da mulher nas decisões sobre a construção da casa.

E para isso, a organização apresenta práticas e técnicas de projeto e planejamento de obras, além de oferecer um microfinanciamento para que essas mulheres possam conduzir com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas.

Hoje, as Arquitetas da Periferia atuam nas comunidades Dandara e Eliana Silva na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O grupo conta com três arquitetas, duas estudantes de engenharia, uma mestre de obras e voluntárias na área de psicologia e comunicação.

Para ajudar: os interessados podem ajudar com doações para a campanha das Arquitetas da Periferia no Catarse.

ONGs arquitetura

Mutirão do projeto ARQUITETURA NA PERIFERIA para construção de banheiro na casa da moradora Dalila.
Foto: Bruno Figueiredo / Área de Serviço

2. Caçamba do Bem

A iniciativa, surgida há pouco mais de 5 meses na cidade de Curitiba. Seu objetivo dar um destino sustentável para os itens descartados em obras e reformas.

Diariamente três arquitetas e uma designer de interiores, reúnem em um galpão os mais variados objetos: portas, bancadas, vasos sanitários, luminárias, esquadrias, entre outros. Objetos que serão posteriormente revendidos por preços bem abaixo do mercado. E o dinheiro arrecadado será encaminhado para financiar construções e reformas em instituições de caridade.

Para ajudar: é possível ajudar a Caçamba do Bem doando as sobras de sua reforma ou os produtos que vão para descarte na sua empresa. Além de comprar os produtos reunidos pela ONG nos bazares.

 

ONGs arquitetura - Costanobore Engenharia

Foto: divulgação

 

3. Décor social

A Décor Social é uma associação sem fins lucrativos, sediada na cidade de São Paulo, criada para desenvolver e executar projetos de reforma e decoração de abrigos que acolhem crianças e adolescentes.

Com a ajuda de voluntários especializados em arquitetura, decoração e paisagismo a organização executa projetos de revitalização dos espaços físicos e instalações de entidades assistenciais e filantrópicas.

Para ajudar: qualquer um pode realizar doações para o Décor Social. Além disso, profissionais da área podem se cadastrar como voluntários e empresas como fornecedores de material.

ONGs arquitetura - Costanobre Engenharia

Foto: Maria Ines Antich

4. Habitat para a Humanidade Brasil

A Habitat para a Humanidade Brasil é parte da organização internacional Habitat for Humanity, fundada em 1976 e presente em 70 países. Seu objetivo é a promoção da moradia como um direito humano fundamental. E para isso, ela organiza ações de construção, reformas e melhorias de casas, regularização urbanística e fundiária de assentamentos.

Presente no Brasil há 26 anos a ONG afirma já ter ajudado cerca de 60 mil pessoas.

Para ajudar: se você quer ajudar a ONG, basta se cadastrar como voluntário ou enviar doações através do site Habitat para a Humanidade Brasil.

 

ONGs arquitetura

Foto: Instagram

 

5. TETO

O TETO Brasil é uma organização internacional que trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem em comunidades pobres e tem como objetivo trabalhar pela diminuição da vulnerabilidade desses ambientes e dos seus moradores.

As ações se dão por meio do engajamento comunitário e da mobilização de voluntários. A ONG, além de  mutirões de construções de emergência, organiza também outras atividades, como o desenvolvimento de hortas comunitárias, por exemplo.

Para ajudar: os interessados em ajudar devem se cadastrar como voluntários ou enviar doações através do site do TETO.

ONGs arquitetura

Foto: Facebook

 

Fonte: Casa Vogue

WhatsApp chat