Como reduzir a temperatura dos ambientes usando tinta

O verão já vem chegando e com ele altas temperaturas e aumento das contas de energia em decorrência do  ar-condicionado. Mas que tal reduzir a temperatura da sua casa ou empresa de forma simples, prática e econômica utilizando apenas tinta? Se gostou da ideia e ficou curioso, confira este post. Boa leitura!

Da NASA para sua casa ou empresa

A tinta, feita à base de água e microesfera ocas de cerâmica, foi desenvolvida inicialmente para ser aplicada nas aeronaves espaciais, a fim de reduzir a temperatura interna. No entanto, os cientistas logo perceberam que essa poderia ser uma alternativa barata e muito eficiente para as obras que necessitam de isolamento térmico.

Assim, a tinta vem sendo usada também para reduzir a temperatura e o consumo de energia dentro das residências e prédios comerciais. 

Ela passou a ser comercializada em lojas de materiais para construção nos Estados Unidos e rapidamente se popularizou. Já que é uma opção mais sustentável do que a espuma de poliuretano, material derivado do petróleo e usado, na maioria das vezes, para trazer conforto térmico às construções. 

O produto, já no mercado brasileiro há alguns anos, vem se popularizando a cada verão e conquistando novos usuários, sendo largamente utilizada em residências, galpões industriais, quadras de esporte, hospitais, escolas, etc.

Como a tinta para reduzir a temperatura funciona

A tinta, na cor branca, é aplicada no telhado dos prédios e ao refletir os raios de sol, diminui o aquecimento interno e os gastos com refrigeração do ambiente.

O segredo da tinta está no fato de conter milhares de microesferas de cerâmica ocas e cheias de ar. E é justamente o fato de estarem cheias de ar que impede a passagem do calor.

Cada microesfera é quase mil vezes menor que um grão de areia. Elas são misturadas com minerais, resina e pigmentos. Assim, se forma a tinta refletiva, que adere em qualquer material: aço, alumínio, madeira ou plástico.

Vantagens da tinta

  • A tinta pode reduzir a temperatura ambiente em até 7º C.
  • Com a redução da temperatura, ocorre a redução de até 60% no consumo da energia elétrica utilizada para refrigerar casas, prédios, indústrias e estabelecimentos comerciais.
  • Se o local for bem ventilado, a sensação térmica no ambiente fica agradável e não será preciso nem ligar o ar-condicionado ou ventilador.
  • No inverno, o uso da tinta evita a dispersão do calor, mantendo a temperatura ambiente. E em noites frias, ela evita a condensação interna, principalmente em coberturas metálicas. 
  • Além disso, o uso da tinta reduz os custos de manutenção dos telhados com a eliminação do choque térmico. Ou seja do aquecimento, que leva à dilatação, e do esfriamento, que leva à contratação.

Como utilizar a tinta

A tinta pode ser aplicada em telhas, telhados e paredes externas. Devendo sempre a camada mais externa, ou seja, não se deve aplicar outro produto sobre ela. A aplicação em paredes internas só é recomendada para aumento da temperatura em regiões frias.

A aplicação da tinta é simples, mas precisa ser feita com cuidado e por uma equipe experiente, por isso entre em contato conosco, peça um orçamento e você verá como é fácil ter ambientes internos mais frescos e confortáveis mesmo no alto verão.

WhatsApp chat