É o termo utilizado para designar o Laudo Técnico das Instalações Elétricas. O Laudo elétrico é um tipo de laudo pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica.

O Laudo Elétrico é atualmente exigido no Brasil por diversas instância do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro para atestar a conformidade das Instalações Elétricas residenciais, comerciais e industriais.

Alguns dos órgãos que podem exigir um Laudo Elétrico são: – Ministério do Trabalho e Emprego, através da sua norma regulamentadora NR-10 – Corpo de Bombeiros – Prefeitura Municipal – Certificadoras ISO 18000 – Seguradoras

O Laudo Elétrico deve ser emitido por um Engenherio Eletricista ou um Técnico em Eletrotécnica com base em inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, à luz dos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As normas mais comuns que devem ser objeto de confrontação são: NBR 5410, NBR 14039, NBR 5413, NBR 5419.

Um Laudo Elétrico só tem validade legal se assinada por Engº Eletricista ou Técnico em Eletrotécnica registrado no CREA e houver o recolhimento de uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao [CREA] – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Como trata da Segurança que pode afetar a vida e o patrimônio das pessoas e empresas, apenas profissionais com larga experiência devem emitir um Laudo.

Um Laudo Elétrico deve considerar os aspectos técnicos (conformidade com as normas técnicas), jurídicos (Leis e normas), de proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.

A Costanobre Engenharia e Treinamento Ltda fornece o Laudo Elétrico com os seguintes itens:

  • Relatório Fotográfico conclusivo de Não Conformidades e Propostas de Melhorias no Ambiente de Trabalho;
  • Orientação sobre a instalação de esquemas unifilares nas instalações;
  • Identificação de circuitos no quadro de luz;
  • Identificação de segurança em quadros de força / luz;
  • Orientação sobre a necessidade de manter pessoal treinado com base a NR10;
  • Anotação de carga entrada e equipamentos ( cargas );
  • Emissão de ART
  • Conclusão e Responsabilidades de Profissional habilitado e qualificado;

O Laudo elétrico ou Laudo das Instalações Elétricas é uma espécie de laudo de perícia que trata dos aspectos técnicos envolvidos em uma determinada instalação elétrica.

Alguns órgãos que podem exigir um Laudo de instalações elétricas são: Ministério do Trabalho e Emprego, Corpo de Bombeiros – Prefeitura Municipal – Certificadoras OHSAS 18000 – Seguradoras

O Laudo de instalações elétricas deve ser emitido por um Engenheiro Eletricista com base em inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, conforme requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também deve considerar os aspectos, jurídicos (Leis e normas), de proteção contra incêndio e de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.

As normas mais comuns que devem ser objeto de confrontação são:

  • NBR 5410;
  • NBR 14039;
  • NBR 600439;
  • NBR 5413;
  • NBR 5419;
  • NBR 60079.

Um Laudo de instalações elétricas só tem validade legal se assinado por Engº Eletricista registrado no CREA e houver o recolhimento de uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao [CREA] – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Laudo de aterramento elétrico

O Laudo de aterramento elétrico visa proteger o usuário de equipamentos contra qualquer tipo de descarga, seja ela atmosférica ou mesmo de eletricidade estática. Um aterramento bem dimensionado auxilia inclusive o funcionamento dos dispositivos de proteção instalados em uma edificação (fusíveis, disjuntores, DRs, etc) ou mesmo os dispositivos projetados para os equipamentos como No-Breaks, Retificadores, Inversores, Chaves Estáticas, etc.

Elaboramos o laudo de aterramento elétrico visando conferir as características de segurança do aterramento elétrico existente, com realização de análises e medições ôhmicas, de forma a detalhá-lo em pontos significativos e disponibilizar os recursos adequados para resolvê-lo ou melhorá-lo, e assim garantir a segurança do usuário ou colaborador (o MTE através de suas NR`s estabelece os parâmetros de segurança relacionados aos diversos tipos de atividades, sendo que o laudo de aterramento complementa e faz parte de diversas dessas medidas).

Todos os laudos de aterramento elaborados são assinados por engenheiros eletricistas, seguem as normas da ABNT e Internacionais vigentes de padronização e segurança, em conformidade com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e utilizam equipamentos de primeira linha, testados, certificados e calibrados anualmente, com rastreabilidade pelo INMETRO.

Laudo Luminotécnico

Este laudo é fundamentado na NBR 5413 – (Iluminância de Interiores e Procedimento) e na NBR 5461 – (Iluminação e Terminologia) O Laudo de Iluminação determina a condição de iluminação necessária a um ambiente salubre de trabalho.
Este visa estabelecer a intensidade e distribuição da luz no ambiente de trabalho e adequá-la aos mesmos levando em consideração a arquitetura do local.
Uma iluminação inadequada pode levar à baixa produtividade e ao cansaço visual dos trabalhadores; implica no aumento dos acidentes, maior desperdício de material, deficiência na qualidade do produto final e fadiga visual.

Laudo de Termografia

O Laudo de Termografia ou laudo termográfico é uma ferramenta extremamente útil para realização de manutenção preventiva em equipamentos que tenham componentes elétricos, como painéis, subestações, motores, transformadores, etc, além disso, ajuda a evitar incêndios, panes ou interrupções e colabora na economia do consumo de energia elétrica.

Condições detectáveis por uma inspeção por termografia:

  1. Conexões frouxas / deterioradas
  2. Sobrecargas
  3. Circuitos abertos
  4. Cargas desequilibradas
  5. Aquecimento indutivo
  6. Equipamentos defeituosos

Fique à vontade para entrar em contato conosco!