Principais vantagens de um bom orçamento de obra

orçamento de obra

O mercado da construção civil é muito exigente e está sempre em busca de maior qualidade pelo menor custo. Mas para que uma obra possa ser bem executada e gerar lucros é preciso, de um bom orçamento. Confira neste post as principais vantagens de se fazer um orçamento de obra correto. Boa leitura e bons negócios!

O orçamento de obra

Um bom orçamento de obra é essencial para o sucesso do seu empreendimento. Só com um orçamento em mãos você saberá o quanto gastará em cada uma das etapas da obra. Podendo assim planejá-la e executá-la com eficiência e sem gastos extras.

O orçamento de obra é muito mais do que um simples cálculo de preço. É um documento com as informações físicas e financeiras da obra. Sua função é projetar com precisão o resultado econômico que será obtido quando a obra for concluída.

O orçamento é também essencial para a tomada de decisões adequadas para o cumprimento de prazos e custos. Além disso, por meio dele, é possível visualizar o preço de cada material empregado na obra, de forma que a empresa possa ajustar os valores se necessário para se adequar à realidade.

Entre as principais vantagens que o orçamento traz para sua obra podemos mencionar o seguintes:

1. Torna o planejamento mais eficiente

Com um orçamento de obra bem elaborado em mãos é possível planejar a obra com maior eficiência e definir com clareza a disponibilidade financeira necessária para cada período da mesma.

Além disso, é possível planejar a quantidade necessária de mão de obra e equipamentos em cada fase, bem como custos e prazos, tornando assim o acompanhamento da construção muito mais fácil.

Com o orçamento  todo o planejamento da obra é favorecido. Pois, pode-se determinar com mais exatidão, desde o começo a rotina da equipe no canteiro de obras. Bem como planejar atividades com margem de tempo nos cronogramas, evitando atrasos na entrega.

2. Garante um maior poder de negociação

Com um orçamento de obra bem elaborado sua empresa pode realizar pesquisas de preços de forma antecipada. E isso garante facilidades de negociação com os fornecedores de materiais e serviços.

Compras urgentes e de última hora acabam sempre saindo mais caras, já que você se tem o tempo necessário para fazer uma eficiente pesquisa de preços e negociar melhores condições de pagamento.

3. Permite um maior controle dos preços dos materiais e serviços

Trabalhar com um orçamento de obra completo e bem elaborado, que inclua a quantidade de todos os materiais que serão utilizados no decorrer da obra e todos os serviços que serão necessários, faz a construção fluir com mais segurança, controle e, é claro, com menos desvios. Fica claro o que deve ser feito, quanto comprar e quanto deve ser pago por cada insumo ou serviço.

A utilização da CPU (Composição de Preço Unitário) para preparação de orçamentos com a determinação do custo de cada serviço da obra por uma unidade básica é uma excelente opção. Assim, é importante que o engenheiro responsável disponha de uma tabela com todos os preços dos insumos da sua obra e outra com as quantidades a serem consumidas nos serviços a serem executados.

Com o orçamento utilizando a CPU, é possível fazer uma estimativa de quanto investimento será necessário para cada tarefa em cada etapa da obra. Fica mais fácil também definir prazos e dimensionar as equipes com essas informações.

orçamento de obra - controle de custos

4. Gera um maior controle no canteiro de obras

O orçamento, quando bem elaborado, garante o controle dos custos envolvidos no canteiro de obras. Evitando- se assim que aconteçam surpresas com gastos adicionais e inesperados.

Ele ajuda também na execução das atividades. Permite que todos os materiais necessários sejam orçados e comprados no momento adequado, de acordo com o avanço da construção.

O orçamento de obra faz com que o engenheiro saiba exatamente o que vai gastar e garante segurança na execução do projeto.

E lembre-se, quanto maior e mais cara a obra, mais importante é a elaboração correta do orçamento, já que um pequeno erro pode acarretar em um prejuízo de milhões.

5. Garante maior lucro na hora da venda

Um orçamento de obra assertivo e elaborado de forma cuidosa te dá a segurança de quanto a obra vai custar e por quanto deverá ser vendida. Assim, é mais fácil identificar a rentabilidade do negócio ou melhor, quanto do dinheiro investido no negócio está se transformando em lucro.

Alguns recursos, como o cronograma financeiro de obra e a curva ABC, permitem estabelecer um orçamento organizado com foco na gestão do custo de cada etapa e na totalidade da obra. Com isso, o preço final e consequentemente o lucro, poderá ser determinado de forma confiável.

6. Resulta em credibilidade e confiança do mercado

Uma empresa que entrega e cumpre o que promete no prazo e dentro dos valores estabelecidos gozará de grande credibilidade e confiança do mercado.

E para que isso ocorra é fundamental que se tenha um planejamento eficaz e controle de custos adequado. Dois itens que só são alcançados com um orçamento de obra bem elaborado e confiável.

Conclusão

Para não ter surpresas com custos imprevistos na obra, falta de materiais que acarretam atrasos na data de entrega e consequentemente, menos lucro no negócio, é essencial que se tenha um orçamento de obra.

Mas se você não sabe como elaborar um orçamento e manter os custos de sua obra sob controle, se inscreva no nosso TREINAMENTO DE ORÇAMENTO/CUSTOS EM OBRAS, com foco na Engenharia de Custos, que acontece nos dias 08 e 09 de dezembro em São Paulo.

Para maiores informações e inscrições entre em contato pelo nosso site,pelas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) ou e-mail atendimento@costanobreengenharia.com.br