Como economizar água no seu condomínio

A cada dia que passa cresce a necessidade de se economizar água, afinal ela é um recurso finito e segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) feito de 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. E para que você possa economizar água no dia a dia do seu condomínio, elaboramos este post com algumas dicas que podem ser postas em prática agora mesmo. Confira!

1. Procure os vazamentos

Uma das principais medidas que devem ser tomadas para que o condomínio possa economizar água é a realização de inspeções constantes com o objetivo de detectar possíveis vazamentos.

A vistoria de todas as válvulas e torneiras do condomínio deve ser realizada por alguém bem treinado. Se for observado qualquer tipo de vazamento, o reparo deverá ser providenciado pelo condomínio ou, se for o caso, pelo apartamento responsável.

O ideal é que essas vistorias aconteçam a cada 6 meses.

2. Individualize os hidrômetros

Esta também é uma ótima medida para economizar água no condomínio.

Com a individualização dos hidrômetros cada unidade paga apenas pelo que consumiu e isso favorece a conscientização de todos, ao contrário do sistema tradicional onde o gasto total de água é rateado entre os moradores.

Este sistema também é o mais justo. Pois, não é correto que uma família com 2 crianças pague o mesmo valor que uma pessoa que mora sozinha, por exemplo.

Com relação ao custo da individualização dos hidrômetros, saiba que ele vem caindo nos último anos. E por isso, vale a pena fazer um orçamento para o seu condomínio e calcular em quanto tempo haverá um retorno do investimento.

3. Instale redutores de vazão

Aparelhos sofisticados, como torneiras automáticas ou com leitores fotoelétricos, ou mesmo simples, como redes de ferro que direcionam a água, podem fazer uma grande diferença na hora de economizar água.

Instale os redutores de vazão em chuveiros e torneiras da área comum do condomínio e estimule os moradores a fazerem o mesmo em suas unidades.

4. Não desperdice a água da chuva

Que tal construir no seu condomínio um reservatório para armazenar a água da chuva? Você pode usar essa água na limpeza de áreas comuns e também para regar os jardins.

O síndico deve apenas avaliar se o investimento vale a pena diante do volume de água que é tradicionalmente utilizado para esses fins no condomínio.

 

economizar água no condomínio

5. Reuse a água descartada

A implementação de uma simples estação de tratamento de água é uma solução já bastante utilizado em indústrias e vem chegando com força nos condomínios que querem economizar água.

O objetivo aqui é tratar águas de uso “nobre” (banho e pias) para reutilização em fins “menos nobres”, como descargas, lavagens de pisos e outros.

6. Troque os vasos sanitários

Outra medida que vale a pena se o seu condomínio quer economizar água é a troca dos vasos sanitários.

As bacias e válvulas mais antigas despejam de 12 a  24 litros de água por descarga. Já os vasos mais modernos, com caixa acoplada, diminuem esse volume para 6 litros

Portanto, a troca dos vasos sanitários antigos por peças mais modernas é garantia de economia para o condomínio. E, uma boa ideia, é começar a troca pelas áreas comuns e, posteriormente, em cada uma das unidades.

7. Escolha o melhor sistema de aquecimento

A hora do aquecimento da água é também um momento de grande desperdício.

Na maioria dos condomínios o aquecimento é feito por um aparelho central. E isso faz com que o morador fique esperando sair toda a água fria que fica no encanamento para, só depois, utilizar a água quente.

Assim, uma boa dica para economizar água é instalar aquecedores diretamente nas saídas das torneiras e chuveiros. Sendo o ideal, a instalação de aquecedores elétricos individuais.

8. Procure a empresa certa para te ajudar a economizar água

Gostou das dicas e quer colocá-las em prática o mais rápido possível? Então conte com a Costanobre Engenharia. Temos profissionais preparados para te ajudar na tarefa de economizar água e assim, construir um mundo melhor e mais sustentável para todos.

Entre em contato conosco e agende uma visita técnica ao seu condomínio.

WhatsApp chat