Drones: uso em vistorias e inspeções na construção civil

Vistorias e inspeções com uso de Drones

Há alguns anos os drones vêm sendo usados para os mais diferentes objetivos, é um deles é a realização de vistorias e inspeções em obras de engenharia civil. E para se inteirar sobre o assunto vale a pena dar uma conferida neste nosso novo post.

O que são e qual a origem dos drones

Os chamados veículos aéreos não tripulados, ou simplesmente VANTs, nasceram  no meio militar e eram usadas  como suporte a ações de guerra e reconhecimento. Com tecnologia subsidiada pelos grandes exércitos, principalmente o americano e o israelense, o aparelho demonstrou ser um grande aliado das tropas, minimizando riscos a soldados e trazendo diversas informações relevantes, tais como a posição e composição dos postos inimigos e detalhes sobre o terreno que seria bombardeado ou invadido.

No entanto, com o passar do tempo, essas pequenas aeronaves se popularizaram e tiveram seu custo bastante reduzido, tornando cada vez mais comum a utilização de drones em atividades industriais e comerciais de diversos segmentos da economia.

Quanto ao nome “drone”, nada mais é do que o nome em inglês para zangão.

O uso de drones em vistorias e inspeções

Os drones estão mudando a realidade dentro dos canteiros de obra no Brasil e no mundo, principalmente no que diz respeito ao seu uso na realização de vistorias e inspeções em obras na construção civil.

Estáveis e muito fáceis de controlar, os drones permitem estudar com detalhes a evolução de uma construção, já que eles conseguem capturar imagens a partir de diversos ângulos. Assim, com as inúmeras possibilidades de captura de imagens proporcionadas por eles, as empresas construtoras têm coletado dados altamente estratégicos que contribuem para melhorar a capacidade de projeto e planejamento de suas construções imobiliárias, residenciais, corporativa, industriais, de infraestrutura, de instalações, dentre outras.

Mas o principal  benefício do uso de  drones nas vistorias e inspeções, é a segurança que ele proporciona aos operários, já que uma vistoria implica em altos riscos para quem, por exemplo, precisa subir em um telhado ou torre. Sem falar ainda nas  implicações indiretas e altos custos de contratar uma empresa para fazê-la.

Além da segurança podemos destacar os seguintes benefícios:

  • Menor tempo gasto nas vistorias;
  • Menor custo;
  • Facilidade em locais de difícil acesso;
  • Precisão de localidade (GPS);
  • Inspeções múltiplas;
  • Não atrapalha o andamento da obra;
  • Maior aproximação;
  • Menor necessidade de planejamento;
  • Economia com equipamentos de segurança do trabalho.

Tipos de drones

É muito fácil adquirir um drone. E existem vários tipos disponíveis no mercado. As diferenças entre os diferentes modelos diz respeito ao  tamanho e ao alcance, assim como às tecnologias de controle remoto.

Drones grande porte

São utilizados para fins militares.

Este segmento apresenta uma grande variedade de drones com autonomias que podem ir até 24 horas de vôo e com capacidade de cargas úteis que podem atingir algumas centenas de quilogramas.

Drones médio porte

Muito utilizados por forças militares e também por entidades civis e de segurança, proteção civil, corporações de bombeiros e guarda costeira.

Os drones de médio porte têm uma autonomia que pode ir até às 12 horas, transportando cargas úteis que podem chegar às poucas dezenas de quilos (tipicamente câmaras de espectro visível, de infravermelhos ou multi/hiper espectrais, entre outros sensores de pequeno porte).

Com alcances operacionais mais reduzidos não necessitam de comunicação satélite.

Drones de pequeno porte e microdrones

Mais utilizados para fins, civis e comerciais, apresentam uma enorme variedade de pesos e de configurações, dependendo das necessidades das operações

Costumam apresentar autonomia entre os 5 minutos e as 4 horas de vôo, podendo ter alcance de operação de 50 metros até 20 km.

Gostou do assunto e quer saber mais? Então não perca tempo e se inscreva no nosso curso sobre Vistorias e inspeções com uso de drones que acontece em julho. Para maiores informações acesse aqui ou entre em contato conosco