Piso intertravado: características e como utilizar

Você sabia que o piso intertravado, aquele feito de bloquinhos de concreto, os  bloquetes, é um produto de baixo custo e que oferecer economia e praticidade na sua obra? Pois é, e para saber mais sobre as características e vantagens desse material, não deixe de conferir este post. Acompanhe!

O que é o piso intertravado

O pavimento intertravado é o assentamento de peças de concreto pré-fabricadas sobre uma camada de areia grossa ou pó de pedra. Essas peças de concreto são assentadas de tal maneira que conferem um travamento lateral entre elas. E esse travamento, por sua vez,  impede que uma peça isolada se movimente durante a utilização do pavimento.

O piso intertravado é feito de  peças pré- moldadas que são vendidos pelas empresas por metro quadrado. São oferecidos em diversos formatos e modulações, com espessuras que vão de 6 cm a 10 cm, de acordo com a aplicação. Além do cinza, a cor natural do concreto, você pode encontrar bloquetes nas cores terracota, vermelho, cinza-escuro, camurça e amarelo.

Onde utilizar o piso intertravado

O piso intertravado é muito utilizado nos projetos de arquitetura, pois oferece diversos recursos ecológicos e sustentáveis. Por ser  bastante permeável e antiderrapante, é muito utilizado em áreas externas como pátios, praças, calçadas, via, estacionamentos e garagens.

Antes de comprar o piso intertravado é preciso verificar a resistência do produto para evitar prejuízos com a quebra de peças. Por isso, é importante saber direitinho o fluxo de pessoas e de carros que irão passar pelo local.

Para tráfego de pedestres, ciclovias ou ruas internas de condomínios, por exemplo, podem ser utilizados blocos com 40 mm e 35 MPa de resistência. Já para uso em vias com tráfego intenso e de veículos maiores, são recomendados os blocos de 50 MPa.

A resistência do material também muda conforme o tipo de tráfego sobre o pavimento. Todos esses pisos devem atender a uma resistência mínima de compressão de 35 MPa para a circulação de veículos leves e de 50 MPa para veículos pesados.

Quando o arquiteto ou engenheiro projeta o piso, ele deve determinar qual o tamanho mais adequado para utilizar e qual a espessura das camadas de inferiores para suportar as cargas, não afundar e não quebrar.

Principais características e vantagens do piso intertravado

  • É bastante permeável e drenantes porque deixam infiltrar a água de chuva em vez de jogá-la para os bueiros, galerias e córregos, evitando assim alagamentos;
  • É muito prático na hora de consertar  tubulações enterradas, pois basta retirar os bloco e depois recolocá-los no mesmo lugar;
  • É antiderrapante;
  • Oferece conforto térmico quando utilizado peças de concreto com pigmentação clara;
  • Sua colocação é realizada manualmente, pois as peças travam entre si e permitem inúmeras paginações diferentes;
  • São resistentes  à ação do tempo;
  • É de fácil manutenção com reposição de peças quando necessário;
  • A limpeza é feita com máquinas de hidrojateamento com jatos moderados para não evitar o desgaste ou deslocamento das peças;
  • Você pode aproveitar os diversos formatos e cores dos bloquetes e criar desenhos exclusivos para área externa de sua casa;
  • A área pode ser imediatamente liberada para tráfego após a conclusão da obra.

Piso intertravado - Pavimento intertravado

Cuidados na hora de assentar o piso intertravado

  • Busque fornecedores certificados e que atendam às normas técnicas;
  • Caso a empresa não tenha certificação, teste as características do material antes de assentar;
  • Negocie com o fabricante a entrega em paletes plastificados, pois isso facilita a descarga;
  • Armazene as peças em local plano, seco e próximo ao local de uso;
  • Tente conciliar o ritmo de recebimento do material com a velocidade de assentamento, evitando deixar as peças armazenadas por muito tempo;
  • Na hora da execução, fique atento às recomendações do projeto e às orientações da NBR 15.953.

Por fim, é preciso contratar profissionais capacitados para colocar as peças corretamente, assim você poderá garantir os melhores efeitos no seu piso intertravado. E para isso, conte com a Costanobre Engenharia que possui profissionais qualificados para a sua obra. Entre em contato e peça seu orçamento.

 

WhatsApp chat