O Que é Gestão de Energia
Gestão de energia consiste em otimizar o consumo de energia. Isso é feito por meio do controle dos custos da energia elétrica em uma empresa.
Ao fazer isso, é garantida eficiência energética e torna o negócio mais sustentável no longo e médio prazo.
Contudo, para que isso seja possível, é importante saber mais sobre o tema. Ademais, é necessário saber como fazer para implementar a gestão de energia de maneira efetiva.
Gestão de energia está ligada diretamente à eficiência energética. E o que é isso? É otimizar o uso de a energia. Fazer mais processos com menos energia.
Isto é, atingir resultados semelhantes com a mesma quantidade de energia, ou com uma quantidade menor.
De maneira resumida e simples, consiste em aumentar a produção com a mesma quantidade de energia.
Um exemplo simples que podemos dar está em uma indústria de concreto. Ao aplicar estratégias de gestão de energia, a empresa apresentou redução de 25% no consumo de energia, mas a produção se manteve a mesma.
Dessa maneira, houve um aumento na eficiência. E a gestão de energia está intimamente ligada a isto.
Qual a Importância da Gestão de Energia
A importância da gestão de energia está ligada a diversos fatores. O primeiro deles está em reduzir os gastos com energia elétrica. Afinal, quanto menor for esse gasto, mais dinheiro sobra para investimentos.
E assim, a empresa ganha uma folga para crescer. Os custos para funcionamento caem e é possível pensar no longo prazo.
Outro ponto importante relacionado ao tema é a sustentabilidade. Em geral, a utilização de energia verdes, como a energia solar, indicam o caminho. Além disso, materiais podem ser utilizados.
Grande parte dos problemas de poluição estão ligados ao alto consumo de energia, pois a produção de energia requer queima de combustíveis fósseis, na grande maioria das vezes.
Mesmo quando a energia é obtida por meio da força das águas, como no Brasil, a redução é indicada. Primeiro porque essa energia é dependente das chuvas.
Segundo porque, apesar de obterem energia renovável, não são totalmente sustentáveis. Sua instalação cria afeta grandes áreas.
Como Fazer a Gestão de Energia na Sua Empresa
Falaremos agora sobre os principais passos que a sua empresa deve tomar para realizar a gestão de energia. São elas:
- Troca de equipamentos;
- Manutenções de rotina;
- Seguir as normas existentes;
- Contratação de uma empresa de engenharia elétrica para consultoria.
Troca de Equipamentos
Esse passo é muito simples. Máquinas novas consomem menos energia, pois apresentam tecnologia modernas e menos desgaste nas peças. Como os carros novos, que consomem menos gasolina que os antigos.
Além disso, é importante conferir o selo Inmetro que é referente ao consumo de energia, como itens domésticos.
Manutenções de rotina
Manutenções de rotina devem ser feitas. Elas impedem que problemas levem ao alto consumo de energia elétrica na empresa.
Ademais, essas manutenções aumentam o tempo de vida útil das máquinas, o que impede prejuízos e paradas na linha de produção.
Seguir as Normas Existentes
Existem diversas normas referentes à gestão de energia e projetos elétricos em geral. Essas normas não foram feitas por capricho, mas para aumentar a segurança.
Dessa maneira, seguir essas normas aumenta a segurança e eficiência no consumo de energia.
Contratar Uma Empresa
É importante reconhecer que não se sabe tudo sobre o assunto. Dessa forma, contratar uma empresa do ramo para obter resultados positivos.
Sendo assim, a gestão de energia é muito relevante para a eficiência da empresa em relação ao consumo de energia. Siga as dicas elencadas ao longo do artigo para ter um bom resultado.
Gostou do que leu? Então siga nosso canal no Youtube e acompanhe mais conteúdos nossos sobre o tema!