RELATÓRIO TÉCNICO DE INSPEÇÃO (RTI)
RELATÓRIO TÉCNICO DE INSPEÇÃO (RTI)
Relatório técnico de inspeção das instalações elétricas (RTI), foi criado de acordo com a NR 10. Seu objetivo é fazer diagnóstico em forma de documento das instalações elétricas de uma empresa ou local de trabalho comercial.
O documento mostra os problemas encontrados, e cria um cronograma com ações que resolvam o ocorrido. Contudo, ele usa orientações e normas da ABNT, em caso de falta, utilizam as IEC.
Empresas, cujo o local tenha a potência de 75 kW ou mais, devem reunir e organizar também alguns documentos. Com isso formando o prontuário das instalações elétricas.
Quem Pode Fazer RTI?
Esse diagnóstico em forma de documento é feito por um engenheiro eletricista, pois esse profissional é habilitado. Portanto, ele pontua as não conformidades citadas em uma inspeção completa das instalações elétricas. Por exemplo: cabines primárias, subestações, painéis e instalações prediais.
Tudo que é verificado nas documentações são de acordo com a NR10. Leve em conta que junto com medidas de controle de risco e normas técnicas da ABNT NBR 5410, NBR 14039,5419 e NR10.
Itens Comuns no Relatório Técnico de Inspeção
Esses são alguns itens que são importantes serem inclusos no relatório. Então a riqueza em detalhes é sempre benvinda.
- Inspeção física em todas as instalações elétricas;
- Inspeção em documentos técnicos;
- Planos de ações que priorizem e setorizem os problemas;
- Inspeção em documentos dos trabalhadores em eletricidade;
- Apresentação teórica que deixe clara a proposta;
Objetivo do Relatório?
O ministério do trabalho não consegue ver todos os riscos presentes nos serviços elétricos das empresas do Brasil. Contudo, foi definido que as próprias empresas contratem um profissional habilitado. Esse profissional deve saber as normas e riscos, e assim faça inspeções dos pontos relevantes.
Nós da Costanobre Engenharia somos especialistas em elaborar laudos. Peça agora seu orçamento, basta clicar aqui.