As atividades ligadas à eletricidade são naturalmente arriscadas e necessitam de alguns cuidados específicos. E por isso, surgiu a NR 10 com objetivo de regulamentar a segurança de todas as atividades relacionadas com a eletricidade.
Confira neste post um pouco mais sobre o assunto e saiba como garantir a segurança de todos na sua empresa.
A origem da Norma Regulamentadora nº 10
Não se consegue pensar o mundo sem a eletricidade, uma vez que ela é indispensável à vida moderna. E por isso, é contínuo o investimento na otimização e ampliação das instalações elétricas. Bem como na contratação de mão-de-obra especializada para a realização dos serviços que envolvam eletricidade.
E por conta dessa grande demanda, o Ministério do Trabalho e Emprego, em 08 de junho de 1978. Por meio da Portaria nº 3.214, expediu a norma regulamentadora nº 10 (Instalações e Serviços de Eletricidade). Posteriormente, por meio da Portaria n.º 598, de 07 de dezembro de 2004, passou a ser nomeada como a norma regulamentadora nº 10, Ou melhor NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
O que regulamenta a NR 10
A NR 10 é a norma que traz um conjunto de procedimentos e requisitos básicos para que se garanta a segurança e a saúde dos trabalhadores. Podendo esta envolvidos, direta ou indiretamente, com instalações elétricas e serviços de eletricidade.
Os riscos em instalações e serviços com eletricidade
São elevador os riscos para quem trabalha em instalações e serviços de eletricidade. Podendo causar pequenas, graves lesões ou até mesmo a morte. Tudo vai depender da tensão a qual a vítima foi exposta, destacando que, altas tensões provocam grandes lesões.
E o maior risco no trabalho com a eletricidade ocorre quando há o contato direto com alguma parte energizada de uma instalação, provocando a passagem de corrente através do corpo.
Segundo a NR 10 “em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho”,
Por sua vez, todas as medidas de controle adotadas devem estar integradas às outras iniciativas da empresa com objetivo de preservar a segurança, a saúde e o meio ambiente do trabalho.
Não se deve limitar as medidas de controle ao uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). É necessário também o treinamento correto de todos os trabalhadores, a elaboração do mapa de risco e a identificação de riscos adicionais.
O choque elétrico
A maior preocupação, sem dúvida alguma, é com o choque elétrico. Esse é o tipo de acidente que ocorre com maior freqüência.
Certamente as manifestações relativas ao choque elétrico vão depender das condições e intensidades da corrente. Podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular que pode provocar a morte.
Primeiramente os fenômenos críticos do choque elétrico no corpo humano são:
- Tetanização: paralisia muscular provocada pela circulação da corrente através dos tecidos nervosos que controlam os músculos.
- Parada Respiratória: quando estão envolvidos na tetanização os músculos peitorais, os pulmões bloqueados e para a função vital de respiração.
- Queimaduras
O treinamento da NR 10
As instalações e os serviços de eletricidade demandam uma série de cuidados. Portanto é necessário que todos estejam bem treinados e atualizados sobre o tema.
Além do mais, a própria NR 10 assim estipula: “os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas”.
Segundo a NR 10, é obrigatório que todos os envolvidos nas atividades de instalações e serviços de eletricidade estejam preparados para o trabalho.
Pensando nisso, a Costanobre Engenharia e Treinamentos criou os curso de NR 10 Básico e NR 10 – Reciclagem para que você e seus empregados trabalhem com mais segurança e dentro da lei.
Para maiores informações, inscrições ou mesmo montar um curso exclusivo na sua empresa, entre em contato conosco pelo e-mail.