O laudo termográfico ou laudo de termográfico é um documento de extrema utilidade na realização da manutenção preventiva em equipamentos com elementos elétricos, assim como, painéis, motores, transformadores, subestações, etc.
Bem como, ajuda na prevenção de incêndios, interrupções ou panes e auxilia no controle do consumo da energia elétrica do ambiente.
A inspeção termográfica executada pelo laudo de termografia, consiste em um processo que identifica a temperatura dos componentes elétricos de uma instalação predial, industrial ou residencial.
Em outras palavras, este serviço deve ser desempenhado por uma empresa especializada.
Do mesmo modo, a inspeção corresponde em medir a temperatura superficial em diversos componentes elétricos de uma instalação, assim, podendo observar como está a distribuição pode meio de imagens.
Nesse serviço, um equipamento especial que utiliza a radiação infravermelha, realiza o procedimento.
Para esse trabalho, é necessária que a equipe seja tecnicamente qualificada e registrada junto ao CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo.
Nesse sentido, ainda falando sobre equipamentos, esta câmera termográfica consegue identificar com precisão todas as irregularidades dos sistemas de baixa e média tensão nessas instalações.
Importância do laudo termográfico para garantir a eficiência da sua empresa
O laudo termográfico, por exemplo, usado de forma preventiva, faz com que a instalação se torne menos sujeita a falhas técnicas. Evitando, assim, paradas não programadas de máquinas, setores e em consequência perdas de produção, tornando a instalação muito mais segura eliminando possíveis focos de incêndio.
O laudo assegura as condições elétricas das instalações gerais, dos equipamentos, painéis, equipamentos e sistemas elétricos, assim como subestações, motores, barramentos, transformadores, motores, etc.
Todavia, antes de falarmos com mais detalhes sobre o laudo termográfico, devemos assimilar ligeiramente o que é a Termografia Elétrica e qual a relevância desse meio para certificar a segurança e eficiência da sua empresa.
Validade
A princípio, a renovação do Laudo Termográfico é semestral, do mesmo modo, sua validade tem o período de 6 meses.
Tipos de inspeções termográficas
Encontramos diversos modelos de inspeções termográficas dentro do setor elétrico. A Watt SP Engenharia realizou os serviços que veremos abaixo, bem como entregou laudos técnicos completos que seguem as normas da ABNT.
Inspeção termográfica industrial
Na inspeção termográfica industrial, nesse sentido, a empresa encarregada por este serviço auxilia na redução do consumo, promovendo, assim, um maior aproveitamento de energia. Não obstante, também ajuda na redução de serviços de manutenção e trocas de peças.
Empresas de termográfica industrial realizam esses serviços que trazem uma série de vantagens, assim como o aumento do tempo de vida útil, redução de custos, melhoria do consumo de energia elétrica, previsão de danos, entre outras.
Laudo termográfico para instalações elétricas
A inspeção termográfica em instalações elétricas facilita a análise de diversos problemas em equipamentos de conversão de energia ou transmissão.
Do mesmo modo, trata-se, basicamente, de um método de manutenção preditiva, em outras palavras, ela deve ser elaborada antes mesmo do problema acontecer.
Este serviço realiza conclusões precisas, nesse sentido, sem que haja a exigência de qualquer tipo de contato do operador, de tirar o sistema de operação ou desligá-lo.
Inspeção termográfica em sistemas elétricos
A inspeção termográfica em sistemas elétricos se trata de uma prestação de serviço feita com equipamentos térmicos especiais, dessa forma, contribui na avaliação e fornece dados sobre o nível de aquecimento de determinado ponto do sistema elétrico.
Geralmente, o artifício mais empregado para a inspeção termográfica em sistemas elétricos é o aparelho Termovisor. Por exemplo, este aparelho se utiliza de uma câmera com um sistema óptico, conhecido por microbolômetro.
O serviço de inspeção termográfica em sistemas elétricos atende de modo direto a indústria e suas instalações elétricas, desse modo, como determinados ambientes em petroquímica, siderúrgicas e nos importantes centros de distribuição de energia. Onde a quantidade de emissão de calor, geralmente, é muito mais alto do que em ocupações menores.
Muito além da relação custo benefício
Além da relação custo x benefício da pesquisa ser muito evidente, quando se leva em conta um dia de produção interrompido por defeito nos equipamentos. Podemos afirmar que uma análise termográfica evita perda de demanda de trabalho como também entrada no caixa.
A análise feita é super rápida os equipamentos usados são portáteis e o cliente fica sabendo na mesma hora o resultado da análise, sem precisar ficar aguardando dias por um laudo.
Portanto qualquer risco é alertado na mesma hora e as medidas já podem ser tomadas de imediato.
Qual o valor de um laudo termográfico?
Antes de tudo, é de suma importância ressaltar que, o valor dos custos para o laudo termográfico dependera do profissional que está analisando, da região onde esta sendo feito o laudo, painéis elétricos, sistema elétrico, etc.
Com base no que foi dito acima, podemos estima que o valor desse laudo varia entre R$1.500,00 e R$5.000,00 mil reais. Portanto é de extrema importância que você procure uma empresa especializada e que tenha profissionalismo na realização do trabalho.
Equipamentos que passam por laudo termográfico elétrico fazem as maquinas trabalharem com mais desempenho.
Os equipamentos que passam por uma inspeção dificilmente apresentarão defeitos de última hora elas terão um desempenho de qualidade. Não deixando sua produção parar ou o seu sistema elétrico com defeito, as manutenções feitas serão preventivas. Com isso suas maquinas terá uma durabilidade maior não danificando o restante do sistema elétrico.