Laudo Técnico Elétrico
O laudo técnico elétrico tem como objetivo, acima de tudo, indicar os requisitos para que as instalações elétricas funcionem em conformidade. Desta forma, o sistema elétrico executará suas funções de forma correta e em segurança.
O profissional que elabora o laudo precisa ter um conhecimento técnico pleno das normas e entender afundo a necessidades de cada cliente para organizar um laudo competente. Portanto, é de suma importância saber o que o cliente busca com o documento técnico.
O laudo técnico elétrico deve conter informações claras e objetivas que esclareçam qualquer dúvida que o cliente venha a ter quando ele estiver com o documento. Assim, a linguagem deve ser técnica, de fácil compreensão e tem que responder a uma base sólida de formatação.
Ah! Outro ponto importante sobre laudos que não podemos esquecer é que não existe somente um laudo elétrico. Antes de mais nada vamos conhecer suas variações?
- (L.I.E – NR10) – Esse laudo irá avaliar a estrutura da elétrica, evitando, assim, acidentes de baixa tensão.
- Laudos SPDA – Você já ouviu falar em para-raios? Pois é, esse é o nome popular desse laudo. Essa expressão é justamente porque ele irá verificar se a estrutura está interceptando os raios e o encaminhando para a terra, diminuindo os riscos de incêndio. O uso de para raios é obrigatório no Brasil para os edifícios a partir de 30 metros de altura.
- L.A – Nesse laudo, o maior objetivo é verificar e medir o aterramento da estrutura, averiguando a periculosidade das correntes elétricas no solo. Ele também irá averiguar se existem dispositivos contra choque e incêndio.
Lembrando que todos esses laudos acima devem ser desenvolvidos por um profissional que tenha competência e esteja registrado no conselho.
Normas Laudo técnico elétrico
Agora vamos falar sobre um assunto de suma importância, Laudo técnico elétrico que é justamente sobre as normas de segurança que, nesse sentido, garantem a integridade física dos profissionais da área. Laudo técnico elétrico.
É possível fazer um pequeno levantamento Laudo técnico elétrico dos acidentes com vitimas fatais envolvendo os profissionais da área. Os números apontam para mais de 4.300 acidentes nos últimos anos, a grande maioria por descaso com as normas de segurança.
Vale ressaltar que a ABNT(associação brasileira de normas técnicas) criou as normas chamadas NBRs. Uma instituição reconhecida por lei como uma entidade de utilidade pública, laudo técnico elétrico.
NR e NBRs
As NRs significam Normas Regulamentadoras. Elas foram criadas pelo ministério do trabalho, tem como objetivo cuidar da segurança do funcionário, para que evitem acidentes no trabalho e o não cumprimento delas podem gerar multas para as empresas laudo técnico elétrico.
As NBRs significam Normas Brasileiras Técnicas. Laudo técnico elétrico Elas foram criadas pela a ABNT que citamos acima, elas diferentes das NRs não são obrigatórias, mas em alguns casos ela será necessária. Como por exemplo no caso de um emprego de sistema de proteção de cargas e descargas atmosférica.
Para terminar de vez com suas dúvidas, leia o os objetivos de cada Laudo técnico elétrico uma abaixo.
- NBRs
Guiar os profissionais, laudo técnico elétrico acerca de materiais produtos e processos.
Impulsionar a qualidade dos empreendimentos.
Impedir erros e incompatibilidade nas etapas de padrão e processos produtivos. - NR
Conscientizar a implantação de políticas para a segurança do trabalhador.
Desenvolver estratégias para a prevenção de acidentes de trabalho.
Impedir que o trabalhador esteja em condições que exponham sua integridade física.
Como fazer um laudo técnico elétrico
Porém, na prática muitas pessoas sempre buscam o caminho mais fácil sem ampliar Laudo técnico elétrico o campo de visão, sem buscar conhecimento e estudar a fundo algo que sempre foi um trabalho árduo.
Via de regra, um especialista tão visionário é aquele que acaba copiando, nesse sentido, a lista de exercícios de outro aluno, ou seja, ingressando no mercado de trabalho com capacidade de análise crítica mais limitada.
Não sabemos qual é o seu tempo e como você chegou aqui. No entanto, se você está procurando uma fórmula pronta de como criar um relatório de inspeção elétrica, eu proferir que eles são dinâmicos.
Então, mais Laudo técnico elétrico importante do que como é feito é como você vai saber lidar com cada situação que encontrar.
Quanto custa para fazer uma inspeção de elétrica?
Isso é indagado por muitos profissionais, Laudo técnico elétrico alguns defendem a teoria de que este mercado será cada vez mais competitivo, com valores decrescentes para este serviço.
Em particular, estou tentando ver o outro lado da moeda onde temos cada vez mais pessoas desavisadas no mercado uma demanda crescente por esse tipo de serviço devido ao número de acidentes com eletricidade que aumenta a cada ano.
O grande insight não é apenas como criar o relatório, mas também como se diferenciar da concorrência e surpreender seu cliente.
Costumamos dizer que na área de competência elétrica a parte técnica é 30 % do seu resultado, a base teórica é o mínimo que você precisa ter.
Você deve desenvolver múltiplas habilidades para se destacar nestes novos tempos e em meio a uma competição desesperada, com mais vontade de fazer do que desenvolver.
Neste ponto você pode estar pensando: “Como você faz isso?“. A resposta é simples: defina uma área, taxe o mercado e as tendências e, em seguida, concentre-se continuamente em seu crescimento ao longo de um período de tempo.
Em suma, a média de preço de uma inspeção está em torno de $3.000. Todavia, dependerá da sua região e local da inspeção. Por fim, você conseguirá ter um bom retorno financeiro através de laudos e de projetos elétricos.