A princípio, você aprenderá o que é insalubridade; por fim, compreenderá o que é o laudo de insalubridade e como se faz. Já que é um assunto importante para quem está incluso.
O que é Insalubridade
Acima de tudo, definimos como insalubre tudo aquilo que expõe o trabalhador aos riscos. Portanto, são divididas em alguns itens:
Químicos
- Neblinas
- Névoas
- Poeiras
- Líquidos
- Fumos
- Gases
- Vapores
Físicos
- Ruído
- Vibrações
- Umidade
- Pressão
- Eletricidade
- Radiações
Biológicos
- Bactérias
- Parasitas
- Fungos
- Bacilos
- Vírus.
Além disso, o calculo é feito com os percentuais:
O que é Laudo de Insalubridade
O laudo, faz documentos muito importantes que as empresas devem ter para estarem de acordo com as leis trabalhistas, já que aponta os riscos à saúde do trabalhador. É com as perícias que se confirmam o adicional.
Então, ele avalia os possíveis danos que atividades podem causar à saúde do trabalhador, seguindo as normas saúde e segurança do trabalho. Já que somente o Engenheiro de Segurança do Trabalho ou o Médico do Trabalho, são os únicos que podem elaborar o Laudo, já que isso é de acordo com a NR-15.
Como é feito
Sobretudo, o laudo se inicia com avaliação da atividade realizada pelo trabalhador. Primeiramente é feita uma análise no local das atividades. A segunda etapa são feitas análises em laboratório. Por último, realizamos análises finais no escritório.
Para que isso ocorra, profissionais habilitados analisam as atividades e verifiquem cada ambiente. Então os dados em campo são comparados com os valores e tabelas contidas nas normas NR-15 e NR16.
Contudo, você inclui os resultados no laudo, avalia as condições de trabalho e conclui se a função é insalubre, realizando avaliações e entrevistas. Com isso, o laudo faz com que sua empresa esteja sempre em condições adequadas, evitando possíveis problemas judiciais.
Então, aproveite e conheça nossa assistência técnica pericial de Engenharia da Segurança do Trabalho e problemas judiciais.