Laudo Elétrico
Entenda o que é laudo elétrico, esse documento obrigatório por lei para empresas que possuem instalações elétricas. Então, deverão ser inclusas empresas que tenham 75kW ou superior.
A segurança dos colaboradores é importante para toda empresa. Além de melhorar a eficiência operacional e reduzir seus custos. Todos esses objetivos podem ser atingidos, com verificações de equipamentos e sistemas. O laudo elétrico, pode ajudar nesse sentido, e ajudar a sua empresa, atingindo todas suas metas.
O que é Laudo Elétrico
Em suma, esse laudo tem vários detalhes técnicos de inspeções feitas no edifício. Então, a ABNT definem esses detalhes. Então, o laudo mostra problemas e recomendações, pois seu objetivo é garantir a segurança do local dos trabalhadores.
Algumas normas podem estar presentes no seu laudo, que são elas:
NBR60079 – Requisitos do projeto e ensaios. Aparelhos voltados para locais com risco explosivo;
NBR5410 – Instalações elétricas em baixa tensão;
NBR5413 – Verificação de iluminação artificial em ambientes internos, ao ponto de afetar a saúde das pessoas.
NBR419 – Norma do SPDA, sistemas elétricos contra descargas atmosféricas, os raios.
NR 10 – Segurança das instalações e serviços de eletricidade.
Adequação da empresa a NR-10
O PIE (Prontuário de Instalações Elétricas) deve estar organizado na empresa, já que ele define o sistema de segurança elétrica. Já que ele mostra todos os programas ativos e planos que garantem a segurança dos trabalhadores, contra danos elétricos.
Além de diagnósticos de acordo com a NR10 são necessários. Além de que esse diagnóstico, tem uma ação fundamental, o laudo elétrico, que mostra se as instalações do edifício estão em ordem.
Como é Feito o Laudo Elétrico
O engenheiro eletricista faz o laudo, visita o local e registra em fotos as partes que compõem o sistema. Então, ele faz os detalhes e as indicações no início. Contudo gráficos e tabelas são bem-vindas.
Leve em conta que a NR-10 aponta que o laudo deve ser feito por um engenheiro eletricista, registrado no CREA. Portanto, esse profissional não pode ser ligado à empresa, com contrato na Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), para garantir que o que for definido seja imparcial.
Qual o Prazo para Regularização?
Segundo a NR10, as empresas tinham um prazo de 24 meses para se adequar à norma. Porém, a empresa precisa estar adequada a norma desde a sua criação.
Laudo Elétrico Preço
Ficou claro que qualquer laudo técnico elétrico, o certificado de inspeção elétrica é um documento que garante o sistema de um edifício comercial, industrial ou residencial. Já que ele certifica se tudo está funcionando com segurança.
O valor aproxima para emitir esse certificado pode variar de R$ 5.000,00 e R$ 80.000,00, leve em conta que esse valor varia para cada projeto.
Nós da Costanobre Engenharia somos especialistas em elaborar esse tipo de laudo. Se quer certeza e segurança no seu projeto, clique aqui e fale conosco.