Certificação
Energia é a questão mais importante em uma construção moderna. E, com a existência dos condomínios, alguns aspectos devem ser vistos com atenção. A certificação para as instalações elétricas para condomínio é muito importante nesse quesito.
Apesar de ser muito importante, nem todos sabem o que é e porquê fazê-lo.
Dessa forma, com o intuito de abordar essa questão de forma ampla, fizemos este artigo. Acompanhe!
O que é Certificação para as Instalações Elétricas para Condomínio
Este certificado serve para atestar a regularidade da construção. Deve ser feito especialmente quando a obra apresenta problemas de:
- Não das leis da cidade;
- Não atendimento as normas técnicas;
- Fuga de corrente resultando em consumo elevado;
- Risco de curto circuito que pode causar incêndio;
- Risco de choque elétrico com vítimas;
- Para certificar se foram cumpridas todas exigências do projeto elétrico;
- Para certificar se a instalação elétrica está segura;
- Construtora não entregou a documentação de entrega da obra;
- Construtora não atendeu à todas as demandas;
- Elevado consumo elétrico;
- Curto circuito causando queima de aparelhos e equipamentos;
- Falhas no sistema elétrico;
- Choque elétrico.
Ademais, vale destacar que este tipo de laudo evita uma série de problemas, como multas e e riscos de acidentes — incluindo incêndios. Desse modo, em condomínios, é fundamental que se tenha esse certificado a fim de evitar riscos legais e outras questões.
Diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros e o Ministério do Trabalho, exigem esse tipo de certificado.
Importância da Certificação
Cada tipo de condomínio deve cumprir um certo grupo de exigência de certificações. Por exemplo, um shopping não tem as mesmas características de um edifício. Dessa forma, as exigências são outras. Ou seja, o que é exigido varia de acordo com a natureza do local.
Desse modo, antes de realizar qualquer certificação, é necessário considerar a contratação de consultorias a fim de se obter um resultado mais adequado.
Este laudo para certificação é obrigatório para empresas. Profissionais experientes e habilitados devem emitir esse certificado para assegurar o local, garantindo condições de segurança e uso racional de energia
Ademais, o responsável pela obra vê com maus olhos a exigência desse certificado por ser uma exigência burocrática. Dessa forma, em geral, fazem o certificado de forma leviana, o que gera um resultado incompleto.
Esse descaso impacta de forma direta no desempenho do consumo, assim como na segurança das instalações. No futuro, elas podem apresentar problema de funcionamento por conta disso, dando muito mais trabalho do que em locais que o serviço foi realizado de forma correta.
Em suma, esse documento é vital tanto para que o local fique legal perante as leis, quanto para assegurar uso racional e seguro de energia.
Normas que Regem Este Certificado
Agora que você já sabe o que é o certificado, é importante conhecer sobre as principais normas que regem o tema. Desse modo, podemos apresentá-las:
- A NBR 60079;
- O regulamento da NBR 600439;
- A NBR 5413;
- O regulamento da NBR 14039;
- A NBR 5410.
Dessa forma, essas normas norteiam e indicam como deve ser feito o certificado. Para fazê-lo, portanto, é necessário que a empresa ou profissional conheça muito bem estas normas.
Os condomínios apresentam diferentes características, como já foi dito.Desse modo, as normas que são referência para um e outro mudam de acordo com a natureza de cada um.
Quem faz Este Certificado
Agora que você já sabe a importância e tudo sobre este processo, pode estar se perguntando quem o faz. Engenheiros eletricistas e empresas do ramo geralmente realizam esta tarefa. Desse modo, busque essas opções.
Conclusão
Portanto, não podemos colocar de lado a Certificação Para as Instalações Elétricas Para Condomínio. É um instrumento vital. Garante segurança e a legalidade da construção. Para assegurar isso, deve-se buscar uma empresa séria e com experiência no ramo.
Nós da Costanobre Engenharia temos profissionais qualificados para atender a sua demanda sobre estes certificados. Assim, para não correr o risco de cometer erros, peça agora seu orçamento clicando aqui, e tenha a certeza de um projeto feito com qualidade e a eficiência que você precisa.