Como Calcular o Volume de Entulho na Demolição de uma Parede de Alvenaria?
Para Calcular o Volume de Entulho na Demolição de uma Parede é um serviço bastante simples. Bastando, somente conhecimentos básicos de matemática para poder realizar o cálculo, mas recomendo realizar com bastante cuidado pois um erro no cálculo pode gerar um prejuízo ou atraso na obra.
Pois, nesse artigo vamos mostrar passo a passo para calcular a quantidade de tijolos de uma maneira simples e rápida.
Assim, iremos escolher o tijolo que usaremos na sua obra. Os tijolos maciços costumam ser menores, já os blocos geralmente são bem maiores.
Cada peça tem um rendimento diferente, pois existem vários tipos de tamanho disponíveis no mercado.
Entretanto, iremos usar os tijolos cerâmicos, pois eles são os mais popularmente utilizados no Brasil, especialmente para pequenas obras.
Entretanto utilizando a mesma metodologia você pode calcular o volume do entulho para qualquer tipo de tijolo, bastando utilizar a mesma metodologia.
Segundo a NBR 15270/2005 – Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação, os tijolos cerâmicos podem ser fabricados com as dimensões conforme tabela abaixo.
O tamanho do tijolo que vamos utilizar é o 11,5 x 14 x 24 cm
Os tipos de tijolos cerâmicos mais usados, suas medidas (espessura, altura e comprimento) e suas respectivas metragens são:
Tijolo cerâmico de 6 furos com 9 x 14 x 19 cm: 0,0252m² , Tijolo cerâmico de 8 furos com 9 x 19 x 19 cm: 0,0336 m² e também Tijolo cerâmico de 9 furos com 11,5 x 14 x 24 cm: 0,0361m²
Cálculo para o Volume de Entulho da Demolição de uma Parede de Alvenaria:
1. Então, iniciando o nosso estudo vamos primeiro encontrar o volume da parede que será demolida, sendo as medidas da parede de 2,60 metros de altura, comprimento de 25 metros e largura de 14cm.
Agora multiplicamos a altura pelo comprimento e a largura(não esquecer de transformar centímetros em metros)
V=2,60x25x0,14
V=9,10m³
2. Enfim, iremos calcular agora o empolamento (volume dos vazios) e nesse caso multiplicamos a área da demolição(v=9,10m³) mas coeficiente de empolamento(0,50)
V= 9,10 x 0,50
V= 4,55m³
3. Somando os dois volumes que encontramos.
V = 9,10 + 4,55
V= 13,65m³
Sendo que, uma caçamba tem 3m³ e o valor da área da demolição é de 13,65m³, então nesse caso vamos precisar de cinco caçambas para o entulho da parede.
A Costanobre Engenharia tem um Curso Orçamento de Obras. Entretanto, esse curso é focado para pessoas que queiram trabalhar como orçamentista ou autônomos que trabalham com Obras e Reformas.
Caso queira saber um pouco mais sobre temas dessa Área de Engenharia. Temos um canal no Youtube onde sempre postamos dicas e informações para profissionais que trabalham na área.