ASSISTENTE TÉCNICO JUDICIAL
ASSISTENTE TÉCNICO JUDICIAL
A principal função do assistente técnico judicial é de escrever o parecer técnico. O parecer tem a função de tentar convencer o juiz do seu ponto de vista em relação a perícia. Também pode fazer críticas a cada detalhe, que não concorda com o laudo do perito. Vale também citar trechos positivos do laudo pericial do perito, que ajude na sua tese.
Todavia, a perícia é muitas vezes prova importante nos processos para a resolução de casos complexos. Além disso, no decorrer do processo quando a prova pericial depender de conhecimentos técnicos ou científicos. O juiz deve nomear um engenheiro que irá esclarecer as dúvidas técnicas do processo.
Quem Pode ser Assistente Técnico em Perícia
Certamente, o assistente técnico em perícia é contrato e pago pelo reclamante ou reclamada do processo. Sendo de inteira confiança de quem contratou. Sendo que, a função do assistente técnico na perícia é representar os interesses do seu cliente. Tomando partido durante o processo judicial.
Ademais a indicação do assistente técnico é feita pelo cliente do processo judicial. Sempre recomendamos escolher profissionais com experiência na área e formados em engenharia. Pois, dessa forma o assistente técnico de engenharia, terá mais conhecimento para poder ajudar o cliente no seu processo. Mesmo o mais competente dos peritos pode cometer erros no laudo. Sendo, função do assistente técnico mostrar esses erros para o juiz.
Assistente Técnico em Perícia Judicial Trabalhista
Na justiça trabalhista estão a maioria dos processos que tem demanda para o assistente técnico. Geralmente, são processos de insalubridade ou periculosidade. Portanto recomendamos contratar um assistente técnico de segurança do trabalho. Nesse caso pode ser um engenheiro de segurança do trabalho ou um medico do trabalho.
Inegavelmente, que o assistente técnico tem que ter vários anos de experiência na área. Para poder, ajudar o cliente com o seu conhecimento técnico. Dessa forma pode mudar o resultado do processo judicial.
O assistente técnico tem que escrever o seu parecer técnico para um leigo. Pois o juiz não tem conhecimentos técnicos na área de engenharia. E portanto, o parecer técnico tem que ser feito em uma linguagem simples, clara e objetiva. Para que um leigo possa entender o que foi escrito.
Porque Contratar um Assistente Técnico
O Assistente técnico oferece maior eficácia e segurança em relação ao processo judicial. Ele ajuda a parte que contratou com o seu conhecimento técnico. Onde o mesmo tem as seguintes funções:
- Assessoramento técnico e científico ao advogado na montagem do processo.
- Elaborar questões que serão apresentados no processo.
- Acompanhar os trabalhos do perito nomeado pelo juiz.
- Elaboração do parecer técnico, discordando ou concordando, do laudo pericial apresentado pelo perito
- Observar possíveis erros do laudo pericial que podem beneficiar o seu cliente.
Onde Contratar um Assistente Técnico
Todavia, se você precisar contratar um assistente técnico para um processo judicial. Podendo ser da área de engenharia civil, engenharia elétrica ou engenharia de segurança do trabalho. Entre em contato com a Costanobre Engenharia e Treinamentos. Pois, temos profissionais com mais de 20 anos de experiência na área da engenharia. Seguimos as normas da ABNT e a tabela de preços do IBAPE
CURSO DE PERITO JUDICIAL
A Costanobre Engenharia e Treinamento, tem um curso de assistente técnico judicial. Então, esse curso serve tanto para o engenheiro que procura campo para trabalhar como perito ou para o assistente técnico. Nosso curso é focado no dia a dia do perito ou assistente técnico. Com exemplos práticos de casos que atendemos aqui pela empresa
Que aprender mais sobre Perícia Judicial?. Temos um canal no Youtube onde sempre postamos informações. Dicas referente ao serviço de perito ou assistente técnico.