PROJETO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA
PROJETO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Os incêndios são um grande risco para a integridade de equipamentos e pessoas em um espaço. Desse modo, é necessário contar com estratégias para que as pessoas fiquem seguras caso esse fenômeno ocorra. Uma das formas de fazer isso é por meio do projeto de iluminação de emergência.
Durante a história das cidades, tivemos vários incêndios que se tornaram tragédias. Para citar casos internacionais, podemos citar o de Londres em 1666 e o de Chicago em 1871. Além destes, vários outros incêndios e tragédias marcaram diversas construções, seja no Brasil, seja em outras regiões do mundo.
No Brasil, alguns dos acontecimentos marcantes foram o do Ed. Joelma, no ano de 1974, em São Paulo e, mais recente, o da Boate Kiss, em Santa Maria – RS, no ano de 2013.
Todas estas tragédias ensinam a sociedade de que dramas deste tipo podem ser evitados. E para que isso aconteça, é importante seguir recomendações técnicas, como com a elaboração do projeto tema deste artigo.
O Que É Projeto de Iluminação de Emergência
Em uma situação comum de incêndio, há queda de energia. A fumaça e a falta de energia gera uma falta de visão nas pessoas, que podem entrar em pânico e, assim, dificultar o processo de saída da edificação.
Dessa forma, uma das maneiras de evitar isso se dá por meio de uma iluminação de emergência eficiente, que direcionará as pessoas do ambiente às saídas de emergência. Além de ganhar um tempo precioso — o que evita o contato das pessoas com fumaça e gases tóxicos —, essa ação evita o pânico generalizado no interior dos ambientes.
Este projeto prevê a iluminação de balizamento e a iluminação de aclaramento. A primeira tem como objetivo nortear as pessoas para uma rota de fuga segura, as levando para fora da edificação ou para um ponto de resgate. Ou seja, indica as mudanças de direção da rota de fuga, assim com onde ela se inicia.
Por outro lado, o segundo tipo apresentado serve para fazer a iluminação destas rotas, aspecto importante por conta da queda de energia que ocorre durante a ocorrência de um incêndio.
Ademais, este projeto auxilia o corpo de bombeiros durante o combate ao fogo. Para fazer este projeto, é necessário seguir a NBR 10898.
A Importância da Norma NBR 10898
A norma NBR 10898 regulamenta tudo que deve conter no projeto de iluminação de emergência. Desse modo, ao fazer um projeto dessa natureza, é necessário consultar essa norma.
Uma das recomendações da norma, por exemplo, é a das fontes de energia do sistema de iluminação. São elas:
- Conjunto de blocos autônomos;
- Sistema centralizado com baterias;
- Grupo monogerador.
A escolha de uma ou outra fonte de energia varia de acordo com as particularidades de cada projeto. Por isso a importância de contratar um engenheiro elétrico ou empresa especializada no ramo.
Importância de Contar Com uma Empresa Especializada
Este é um dos projetos mais importantes que trata sobre a prevenção contra incêndio. Desse modo, a fim de garantir a segurança de equipamento e pessoas, é importante que ele seja feito. Portanto, não improvisar e contar com auxilio de uma empresa especializada é fundamental.
Sendo assim, o Projeto de Iluminação de Emergência é vital para qualquer obra ou espaço. Comércios, indústrias devem adotar esse projeto. Seguir as normas e leis que tratam sobre o tema guiará o projeto rumo ao ideal. E você, o que está esperando para isso?
Nós da Costanobre Engenharia temos profissionais qualificados para atender a sua demanda de projetos deste tipo. Assim, para não correr o risco de cometer erros, peça agora seu orçamento clicando aqui, e tenha a certeza de um projeto feito com qualidade e a eficiência que você precisa.
Receba um orçamento grátis
Outros Serviços
- Inspeção com Drone
- Gestão de Obras
- Assistente Técnico Judicial
- LTCAT
- Laudo de Periculosidade
- Laudo de Insalubridade
- PPRA e PCMSO
- Projeto SPDA
- Projeto de Combate a Incêndio
- Projeto de Iluminação de Emergência
- Projeto de Entrada de Energia
- Projeto de Iluminação
- Projeto Luminotécnico
- Projeto Energia Solar
- Projeto de Instalações Elétricas
- Energia Fotovoltaica
- Instalações Elétrica