Compreenda a Importância da Curva ABC no Orçamento de Obras

Compreenda a Importância da Curva ABC no Orçamento de Obras

Você sabe o que é a Curva ABC? Ou melhor, você entende a importância dela para a realização de um orçamento de obras eficiente? Nesta matéria, compreenda a importância da Curva ABC no orçamento de obras, o que é a Curva ABC, seus benefícios e parâmetros.

O que é a Curva ABC?

Primeiramente, a Curva ABC serve para classificar os itens e serviços em um orçamento de obras, classificando os itens de maior relevância. Sua principal base é o princípio de Pareto, também conhecida como Regra 80/20.

Vilfredo Pareto, foi um engenheiro e economista italosuíço (1848-1923), que analisou a distribuição de riqueza em seu país e buscou descrevê-la estatisticamente. Ao fazer isso, ele descobriu que apenas 20% da população possuía 80% de riqueza. Posteriormente, a mesma ideia foi levada pelos estatísticos ao mundo da produção e dos serviços.

Como por exemplo, no orçamento de obras, 20% dos serviços vão corresponder a 80% dos custos, por isso, é necessário realizar a classificação em uma Curva ABC, pois as categorias de serviço expressaram no orçamento um maior valor expressivo que deve conter a nossa atenção.

Como aplicá-la no Orçamento de Obras?

Geralmente, utilizamos a Curva ABC desta forma: 

  • Primeiramente, fazemos uma lista com 100 materiais, 20 materiais irão representar 80% do valor da obra.
  • Em seguida, focamos nos 20 materiais, pois os 80 materiais restantes só representaram 20% do valor da obra.
  • A seguir, uma planilha exemplo:

Qual sua importância para o Orçamento de Obras?

Com a aplicação da Curva ABC, o gestor terá facilidade em se dedicar de forma mais direcionada e certeira em suas atividades. Além disso, a Curva ABC possibilita a geração de mais lucro, um bom relacionamento com cliente e o uso responsável do dinheiro da empresa.

Em suma, a Curva ABC é muito importante para o desenvolvimento, aplicação e termino de um projeto bem sucedido, para facilitar baixe essa Planilha Gratuita.

Deseja saber mais sobre Orçamento de Obras? Então, aproveite e faça o nosso Curso Completo de Orçamento de Obras. O curso que já ajudou centenas de alunos a aprenderem orçamento de obras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Costanobre Engenharia e Treinamentos

Costanobre Engenharia e Treinamentos

Estamos Online!
Olá
Em que podemos ajudar