Coeficiente de Produtividade: Como Calcular o Tempo de Execução de uma Obra ou Reforma. - Costanobre Engenharia e Treinamentos

Coeficiente de Produtividade: Como Calcular o Tempo de Execução de uma Obra ou Reforma.

Muitas empresas e profissionais sempre tem dúvidas quando o assunto é coeficiente de produtividade. Contudo aqui você irá aprender de maneira rápida e fácil a como calcular o tempo de execução de uma obra ou reforma.

O que é a Tabela SINAPI

Para auxiliar em um melhor entendimento vamos usar a tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil), é uma tabela mantida pela Caixa Econômica Federal e IBGE, utilizada em licitações públicas. Nela podemos encontrar muitos itens importantes para um orçamento, como preços dos serviços, dos materiais, do aluguel de equipamentos e nela podemos olhar o tempo que leva determinado serviço para ser executado.

Como baixar a Tabela SINAPI

Primeiro, acesse o site: Caixa Econômica Federal

Ao entrar no site, clique em referências de preços e custos.

Captura de tela site da Caixa Econômica Federal SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil)
Home Page – Caixa Econômica Federal SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil)

Depois, vá ao canto direito do site, escolha seu Estado pois a Tabela tem preços variados para cada Estado.

Referências de preço e custos – site da SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil).

Agora, baixe o arquivo SINAPI ref insumos Composições (Seu Estado).

Referências de preço e custos – site da SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices de Construção Civil).

Ao fazer o download, o arquivo será zipado, nele vai haver, catálogo de composições analíticas, custo de composições analíticas, custo de composições sintéticas, preços de insumos e nota SINAPI. Abra o arquivo e depois digite em buscar, o serviço que desejar. Para organizar, passe as informações para uma tabela, nela coloque informações dos materiais, equipamentos e mão de obra que você utilizará para fazer o serviço, nesse caso por exemplo, para realizar o coeficiente de produtividade, iremos utilizar o serviço de impermeabilização.

Calculando o Coeficiente de Produtividade

Primeiramente, o cálculo do coeficiente de produtividade é obtido calculando o Hh/m² (homem-hora/por metro quadrado), de cada um dos serviços de execução.

Então, se um pintor leva duas horas para pintar 10m² de parede, seu coeficiente é de 0,2 Hh/m². Além disso, há alguns fatores que influenciam a produtividade da sua equipe, como por exemplo: Local, motivação, logística, experiência, repetitividade, clima e conhecimento do serviço. 

Agora utilizando a tabela exemplo, o ajudante tem o coeficiente de 0,2780Hh/m², ou seja para um serviço de impermeabilização de 100m², para saber a hora que o ajudante irá gastar, multiplicaremos 0,02780 (coeficiente) x 100 (metros) = 13,90h. Logo, para cada 100m² o mesmo gastará 27,80 horas ou 28 horas de serviço.

Neste momento, dividiremos o valor de 13,90 horas trabalhadas do ajudante por 8 horas, em dias trabalhados. Nesse caso, teríamos 1,73 dias, mas podemos arredondar para 2 dias.

Utilizando o mesmo raciocínio, o coeficiente do oficial de impermeabilização  é 1,3750. Quando multiplicado por 100m² (área total do serviço), dará 137,50 horas ou quase 138 horas para fazer os respectivos 100m² de impermeabilização.

Dessa forma, você consegue calcular qualquer tempo de serviço. Além de auxiliar no mapeamento de mão de obra para cada tarefa, facilitando a elaboração de cronogramas, previsão de custos, redução de desperdícios e aumento da lucratividade. Por isso, o cálculo do coeficiente de produtividade é tão importante para a realização do serviço.

Baixe nosso E-book Coeficiente de Produtividade e tenha toda essa informação a sua disposição.

Quer saber mais sobre orçamento de obras?

Aproveite e faça nosso Curso Completo de Orçamento de Obras. O curso que já ajudou centenas de alunos a aprenderem orçamento de obras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Costanobre Engenharia e Treinamentos

Costanobre Engenharia e Treinamentos

Estamos Online!
Olá
Em que podemos ajudar