Como Calcular o Volume de Entulho na Demolição de uma Parede

Como Calcular o Volume de Entulho na Demolição de uma Parede de Alvenaria

Como calcular o volume de entulho gerado na demolição de uma parede de alvenaria

Como Calcular o Volume de Entulho na Demolição de uma Parede de Alvenaria?

Fazer o cálculo da quantidade de tijolos de uma construção é um serviço simples, bastando somente conhecimentos básicos de matemática para poder realizar o cálculo, mas recomendo realizar com bastante cuidado pois um erro no cálculo pode gerar um prejuízo ou atraso na obra. 

Nesse artigo vamos mostrar passo a passo para calcular a quantidade de tijolos de uma maneira simples e rápida. 

Iremos escolher o tijolo que será usado na sua obra. Os tijolos maciços costumam ser menores, já os blocos geralmente são bem maiores.

Cada peça tem um rendimento diferente, pois existem vários tipos de tamanho disponíveis no mercado.

Iremos usar os tijolos cerâmicos, pois eles são os mais popularmente utilizados no Brasil, especialmente para pequenas obras.

Mas, o cálculo que vamos realizar poderá ser utilizado para qualquer tipo de tijolo bastando utilizar a mesma metodologia. 

Segundo a NBR 15270/2005 – Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação, os tijolos cerâmicos podem ser fabricados com as dimensões conforme tabela abaixo. 

 

 

 

O tamanho do tijolo que vamos utilizar é o 11,5 x 14 x 24 cm 

Os tipos de tijolos cerâmicos mais usados, suas medidas (espessura, altura e comprimento) e suas respectivas metragens são: 
Tijolo cerâmico de 6 furos com 9 x 14 x 19 cm: 0,0252m² , Tijolo cerâmico de 8 furos com 9 x 19 x 19 cm: 0,0336 m² e também Tijolo cerâmico de 9 furos com 11,5 x 14 x 24 cm: 0,0361m² 

 Cálculo para o Volume da Demolição de Alvenaria:

1. Vamos iniciar o nosso estudo vamos primeiro encontrar o volume da parede que será demolida, sendo as medidas da parede de 2,60 metros de altura, comprimento de 25 metros e largura de 14cm.

Agora  multiplicamos a altura pelo comprimento e a largura(não esquecer de transformar centímetros em metros)

V=2,60x25x0,14 

V=9,10m³

2. Iremos calcular agora o empolamento (volume dos vazios) e nesse caso multiplicamos a área da demolição(v=9,10m³) mas coeficiente de empolamento(0,50)

V= 9,10 x 0,50

V= 4,55m³

3. Somando os dois volumes que encontramos.

V = 9,10 + 4,55

V= 13,65m³

Sendo que uma caçamba tem 3m³ e o valor da área da demolição é de 13,65m³, então nesse caso vamos precisar de cinco caçambas para o entulho da parede.

 

Costanobre Engenharia e Treinamentos

Costanobre Engenharia e Treinamentos

Estamos Online!
Olá
Em que podemos ajudar