Por que o uso de drones profissionais mudou o mercado profissional para engenheiros e arquitetos?

Os drones são pequenos veículos aéreos não tripulados que estão ganhando espaço no mundo da engenharia e arquitetura. Leia mais!

A utilidade dos drones profissionais na engenharia e arquitetura levou muitas empresas a considerá-lo como uma importante ferramenta de ajuda ao dia a dia dos trabalhadores.

Conforme informamos em outro post sobre a combinação entre drones e engenharia, a lucratividade com o uso cotidiano dos drones se acentuou, por melhorar a eficiência de diversas operações.

Graças à grande versatilidade dos sistemas dos drones, novas aplicações surgem quase diariamente para o uso dessa nova tecnologia.

Quando se trata de engenharia e arquitetura, definitivamente estão deixando sua marca.

Se quiser saber mais sobre o assunto, fique por aqui. Aprofundaremos sobre o tema e vamos refletir por que o uso de drones profissionais mudou o mercado profissional na engenharia.

Confira!

Como os serviços de drones contribuem para a melhoria de operações, processos e trabalhos na engenharia e na arquitetura

Os drones permitem o mapeamento extenso e preciso de grandes extensões de terra e terrenos difíceis de navegar.

Com um drone, os engenheiros podem obter imagens aéreas detalhadas e mapear locais antes de fazerem a viagem física.

Isso permite a coleta de dados instantâneos, melhorias logísticas e a existência de planejamentos mais fáceis e eficientes.

Com uma abordagem em tempo real, as imagens do drone permitem que engenheiros, partes interessadas e gerentes de site priorizem tarefas e criem cronogramas para projetos, enquanto compartilham as informações relevantes em várias plataformas e audiências (geralmente remotas).

E o que devo considerar ao usar drones profissionais para fins arquitetônicos?

A utilidade do drone para arquitetos não se limita somente aos projetos atuais. Isso porque ele é uma excelente maneira de conduzir estudos de planejamento urbano antes mesmo de iniciar o projeto.

Assim, é possível, por exemplo, fazer uma análise dos padrões de trânsito em uma região da cidade, e identificar se é necessário construir uma ponte, um viaduto, etc.

No campo da engenharia, os dispositivos têm auxiliado na coordenação e fixação de peças pré-fabricadas em seus exatos eixos e planos, que até pouco tempo limitavam-se ao momento da instalação.

Em primeiro lugar, para se aprofundar no uso profissional de drones para arquitetura, um passo relevante seria buscar as fontes corretas que levem ao conhecimento aprofundado sobre o tema.

Por comparação de um serviço usando a mão de obra e outro usando o drone, por exemplo, um serviço de um topógrafo para maquiar uma área de 100km em uma rodovia dura em torno de 2 semanas usando 3 pessoas. Já com o uso do drone seria somente uma pessoa e dura 2 dias.

Aliar conhecimento técnico e teórico é a chave nesse sentido, algo que pode ser encontrado em instrutores com vivência prática.

Caso você esteja interessado em usar o equipamento, temos uma boa dica:

👉 Conheça a Costanobre Engenharia, empresa que oferece treinamentos sobre drones!

Lembre-se: para obter resultados de qualidade, é essencial usar o drone e os sensores mais adequados de acordo com o tipo de trabalho

Para realizar uma boa inspeção de termografia aérea, é essencial usar o drone mais adequado. É necessário levar em consideração, principalmente, a autonomia e o tipo de sensores.

Idealmente, deve ser equipado com estabilizadores e, acima de tudo, com sensores termográficos de alta definição e o menor peso possível para economizar tempo de voo.

Os sensores utilizados na termografia aérea devem ser leves, robustos e possuir um detector radiométrico.

Eles também deve ter lentes intercambiáveis ​​e que capturem imagens, tanto fotográficas quanto de vídeo, que podem ser processadas por software intuitivo.

Por isso, para operar o equipamento corretamente, é necessário um treinamento de drones específico, pois isso influenciará diretamente a maneira como os dados são coletados.

Obviamente, tenha em mente que, para voar em ambientes urbanos legalmente, é necessário solicitar autorizações especiais.

Curso profissional de drones para arquitetos e engenheiros: um investimento que vai te ajudar a se inserir no ramo dos drones em menos tempo

Em um mercado com tanta concorrência, é preciso encontrar formas de apresentar novidades que otimizem os processos e façam com que o seu trabalho seja diferenciado.

E é exatamente isso que os cursos de drones oferecem para quem busca soluções criativas e inovadoras.

Ou seja, não existem barreiras nas apostas em drones, pois alguns especialistas e profissionais já os estão colocando em prática em diferentes projetos de obras civis.

É o que apontou essa reportagem do Globo, por exemplo, que reforça o uso de drones em práticas de vistoria e inspeção da estrutura de obras.

Como aproveitar os benefícios do uso de drones profissionais e se destacar no mercado?

Como você pode ver, os benefícios são muitos. Ao dominar o seu controle, os drones permitem um estudo detalhado da evolução da construção de uma edificação e conseguem capturar imagens de diversos ângulos até então difíceis de serem atingidos.

Além disso, prevê-se que os VANTs sejam capazes de realizar muito mais tarefas em um futuro não muito distante e especificamente na engenharia.

Os profissionais dessa área poderão alterar e corrigir estruturas construídas usando elementos arquitetônicos inovadores a partir das precisas informações trazidas pelos drones.

Essa possibilidade torna os cursos EaD de drones para diferentes braços da engenharia e arquitetura uma excelente ferramenta de aprimoramento profissional.

Como encontrar o melhor curso para se especializar no uso de drones na sua profissão?

Temos certeza de que este texto te fez pensar em pelo menos alguma aplicação que os drones podem otimizar em seus procedimentos atuais.

Lembre-se, os drones são muito efetivos em melhoria de serviços por uma série de qualidades:

São práticos

Possuem segurança em relação aos métodos convencionais

Podem substituir inspeções físicas de profissionais, agilizando o processo de fiscalização e reconhecimento de ambiente.

A Costanobre Engenharia oferece treinamentos sobre drones voltados a empresas e profissionais que desejam utilizar a tecnologia em seus processos.

O curso cobre tópicos como:

Diferença entre tipo de drones

Melhores marcas e modos

Legislação vigente no uso dos drones

Qual drone comprar

Tipos de vistorias que podem ser feitas com o uso do drone

Quanto cobrar por uma vistoria e acompanhamento de obra com o Drone

Se você ficou interessado em aprender a pilotar os drones profissionalmente, conheça nosso treinamento EAD que te dará toda a aptidão necessária para o domínio da aeronave.

Ah! E, por último, não esqueça de sempre acompanhar o nosso blog. Aqui você conhece mais sobre o uso de drones na engenharia e arquitetura! Vem mais conteúdo por aí!

Digite seu E-Mail para baixar um E-Book sobre Drones.

  • WhatsApp chat