Drone profissional e engenharia: 5 motivos por que a combinação deu certo

Os benefícios dos drones podem ajudar em todas as etapas do processo de construção, desde o planejamento até a conclusão. Leia mais!

Drones! Certamente você já ouviu falar sobre eles e os viu em todos os lugares. Seja voando a fins recreativos ou capturando imagens aéreas exclusivas para empresas de diferentes segmentos, os drones oferecem vastas possibilidades e aplicações.

O mundo da engenharia e da construção certamente se beneficiou delas.

Na indústria da construção, o VANT — Veículo aéreo não tripulado — reduziu a necessidade de os trabalhadores subirem a alturas perigosas, eliminando os riscos, e melhorando a segurança no local.

O drone profissional também tem ajudado na transmissão eficaz de dados, mapeamento, planejamento, logística operacional e inspeção predial, além de uma infinidade de atividades.

Nem sempre se encontra com muita clareza a respeito de todos os aspectos positivos que os drones trouxeram a economia e para carreiras na área de engenharia civil, elétrica, ambiental, arquitetura, agricultura, mineração e etc. A verdade é que são muitos.

Continue lendo para saber mais sobre como esses dispositivos futuristas estão transformando o setor. Boa leitura!

Como a inovação do drone está influenciando a indústria da construção?

A riqueza de funcionalidades e acessibilidade oferecida pelos drones realmente estão criando inovação e influência na indústria da construção.

O uso de drones para levantamento e mapeamento é apenas o começo quando se trata da gama de serviços com os quais um drone pode contribuir nessa indústria.

Por isso, veja 5 motivos pelos quais a combinação drone + engenharia deu muito certo:

1. Captura de vídeos sobre andamento de obras

Hoje, a aplicação mais comum para drones de construção é relativamente direta e diz respeito ao seu uso para a captura de vídeos e imagens.

A maioria das empresas deseja vídeos de progresso, geralmente atualizados semanalmente, que dão às partes interessadas uma visão geral do andamento de um trabalho.

Os vídeos gerados por drone, permitem:

– Que os gerentes de projeto e a equipe operacional principal vejam o progresso do projeto de uma perspectiva aérea

– Que os mesmos avaliem quais áreas estão progredindo ou ainda em atraso

– Comparações e acompanhamento dos cronogramas do planejamento inicial

2. Além de uma perspectiva aérea

Diferentes tipos de câmeras e sensores podem ser implantados no drone para uma variedade de aplicações.

Por exemplo, quando um prédio é concluído, você pode voar com um Drone com uma câmera de imagem térmica e procurar áreas de integridade estrutural comprometidas, além de vazamentos de calor.

Talvez a aplicação mais poderosa seja o uso de dados coletados por drones em modelos virtuais 3D de projetos de construção.

Isso fornece uma visão do local para pessoas de toda a organização e permite que supervisores, gerentes de construção e gerentes seniores discutam projetos do mesmo ponto de vista.

Saiba mais aqui sobre inspeções com drones!

3. Drones em ambientes urbanos para identificação de características pertinentes a equipes de planejamento

As empresas de arquitetura e engenharia agora estão trabalhando para expandir seus recursos para trabalhar com sistemas de modelagem 3D, bem como dados GIS em suas operações de mapeamento.

Atualmente, os drones profissionais podem ser utilizados em áreas urbanas construídas para identificar e localizar características do terreno, como: postes de iluminação, bocas de incêndio, caixas de correio e linhas de energia.

Todos os quais, até recentemente, só podiam ser capturados através da observação do solo.

Essas informações podem ser compartilhadas com os comitês de planejamento urbano ou para organizar suas equipes de execução.

Sabendo como são as características e a topografia do solo antes de iniciar um projeto, as empresas que procuram atividades ou trabalhos de pré-construção podem fazer melhores previsões para o planejamento e posterior gestão de custos.

4. Drones para medição de terraplenagem

Os Drones também podem ser usados ​​para fins de medição superiores aos utilizados tradicionalmente.

Uma das aplicações mais avançadas vem da terraplenagem nos estágios iniciais de um projeto para criar e atualizar modelos geográficos precisos.

Isso permite que os contratados meçam quantidades de terra, cascalho e outros agregados.

Esse método é muito superior aos métodos tradicionais. Além de ser mais preciso, gera uma economia substancial de tempo e dinheiro.

5. Planejamento operacional

O 5º motivo dessa lista é que os drones podem capturar vídeos e fotografias com mais precisão e gerar relatórios a partir disso.

Eles podem chegar a lugares que pessoas não podem, o que significa que você pode capturar uma ampla variedade de imagens do seu prédio.

Além disso, os drones permitem a transmissão ao vivo diretamente para uma sala de controle para certos requisitos de inspeção (por exemplo, liberação de guindastes, logística, movimentação de pessoal).

Essa facilidade permite:

A tomada de decisões em tempo real

Economia de tempo com erros

Redução de riscos não identificados anteriormente e melhora a qualidade dos trabalhos

Diante desse cenário, empresas estão investindo em programas internos de drones para construção

Essa nova era tecnológica da engenharia, da qual a introdução de drones faz parte, tem tomado cada vez mais espaço no segmento da construção.

Empresas têm apostado em treinamentos internos e o drone também permitiu a eficiência operacional daqueles que atuam como autônomos.

Um dos principais requisitos para operações com drones, mesmo numa equipe interna, é a conformidade com regulamentos estabelecidos recentemente.

Foram criadas regras pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para as operações civis de aeronaves não tripuladas. Os regulamentos devem ser acompanhados de perto para a execução de atividades profissionais com base nessa tecnologia.

As restrições incluem:

– Altitudes de voo permitidas

– Manutenção do contato visual com o drone

– Prevenção de zonas de exclusão aéreas, como áreas povoadas e aeroportos.

O futuro dos drones na construção

A rápida expansão do uso de drones na construção não está desacelerando. O valor real dos negócios para as empresas dependerá de quão bem elas poderão reunir pessoas e dados de vários locais da cadeia de valor para fornecer insights acionáveis.

Serão necessárias soluções colaborativas para gerenciar e analisar as (milhares) de imagens geradas a partir de voos gravados por drones.

A chave para o sucesso nesse mercado é conectar as principais tecnologias para otimizar o fluxo de trabalho e facilitar o armazenamento, a análise e o compartilhamento de grandes quantidades de dados.

Como você pode ver, as aplicações dos drones nas tarefas de engenharia são muito versáteis e não param de se multiplicar. 

Para quem está em busca de uma inserção nesse mercado como profissional e de se especializar em drones, há diversas opções desenvolvidas por quem entende do assunto do ponto de vista técnico e mercadológico.

Como encontrar o melhor curso de especialização em operação de drones?

Deseja se desenvolver ou capacitar a sua equipe em vistorias e inspeções com o uso de drones?

Recomendamos que busque cursos que sejam oferecidos por especialistas com experiência de mercado e conhecimento técnico.

Por isso, te convidamos a ler outro artigo, em que falaremos mais sobre como escolher o melhor curso de especialização, em operação de drones.

Acesse aqui se você quiser saber mais sobre o uso de drones a diversos ramos da arquitetura e engenharia e entender melhor como poderá aprender a operá-los!

Digite seu E-Mail para baixar um E-Book sobre Drones.

  • WhatsApp chat